Brasnorte e mais 24 cidades ganham escolas cívico-militares

 



NOTÍCIAS / EDUCAÇÃO

Brasnorte e mais 24 cidades ganham escolas cívico-militares

Por: Repórter em Ação

22 de Maio de 2025 as 17:14

  Crédito - Michel Alvim/Secom-MT

Mato Grosso terá mais 25 escolas cívico-militares. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22.5), após consulta pública com pais, responsáveis e estudantes, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) neste mês de maio, em 28 unidades de 21 municípios.

Em fevereiro deste ano, o governador Mauro Mendes autorizou a implantação do Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares, para ampliar o número de escolas nessa modalidade em todo o Estado. Na ocasião, 31 novas escolas cívico-militares foram autorizadas, somando-se às 28 que já estavam implantadas nos últimos anos.

“No início da gestão, tínhamos apenas sete escolas nesse modelo e agora estamos chegando a 84, bem perto da nossa meta de 100. Essas escolas vão contar com os mesmos professores, mesmo material didático, mesma metodologia e toda a tecnologia que nós estamos implantando nas escolas públicas do estado. A diferença é respeito, disciplina e foco. Os nossos militares que estão lá vão auxiliar os diretores e os professores para conduzir esses jovens para um futuro melhor”, afirmou o governador Mauro Mendes

O vice-governador Otaviano Pivetta explicou que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede, com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

“Além dessas, temos mais de 200 pedidos de novas adesões em diversos municípios. Isso mostra que as famílias confiam nesse formato de ensino, que reforça a disciplina, o respeito e o civismo. A educação é uma das prioridades do nosso governo, e vamos seguir ouvindo a população e investindo naquilo que está dando certo”, pontuou ele.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, esclareceu que o processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nessas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Além disso, uma comissão de apoio vai acompanhar o processo de transição, oferecendo orientações e suporte às escolas e à comunidade escolar.

“Os próximos passos serão a implementação do novo modelo, de acordo com o processo regulamentado pela secretaria, definindo as etapas e as responsabilidades para a transição da escola para o modelo cívico-militar”, disse.

O processo também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.

De todas as consultadas, em três unidades as comunidades escolares optaram por manter o modelo tradicional de ensino e o resultado das votações será afixado nas escolas, nas Diretorias Regionais e no site da Seduc.

 

- Novas escolas cívico-militares por município:

Carlinda – Escola estadual Tancredo de Almeida Neves

Nova Canaã do Norte – Escola Estadual Nova Canaã

Paranaíta – Escola Estadual Mário Corrêa da Costa

Barra do Garças – Escola Estadual Senador Filinto Muller

Pontal do Araguaia – Escola Estadual São Miguel

Araputanga – Escola estadual Nossa Senhora de Fátima

Confresa – Escola Estadual 29 de Julho

Diamantino – Escola Estadual Irmã Lucinda Facchin

Brasnorte – Escola Estadual Prof. Norma Lucia Nunes

Chapada dos Guimarães – Escola estadual Profª Ana Tereza Albernaz

Cuiabá – Escola Estadual Leonidas Antero de Matos

Cuiabá – Escola Estadual Filogonio Corrêa

Cuiabá – Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano

Cuiabá – Escola Estadual Heliodoro Capistrano

Nossa Senhora do Livramento – Escola Estadual José de Barros Maciel

Várzea Grande – Escola Estadual Profª Elmaz Gattas Monteiro

Paranatinga – Escola estadual 29 de Junho

Campo Verde – Escola Estadual Jupiara

Alto Garças – Escola Estadual Dr. Ytrio Correa

Dom Aquino – Escola Estadual Vinicius de Moraes

Rondonópolis – Escola Estadual Prof. Edith Pereira Barbosa

Rondonópolis – Escola Estadual Prof. Eunice Souza dos Santos

São Pedro da Cipa – Escola Estadual Irmã Miguelina Corso

Vera – Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Campos de Júlio – Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti

 

- Escolas que optaram por manter o modelo tradicional:

Escola Estadual Arlete Maria da Silva (Várzea Grande)

Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos (Várzea Grande)

Escola Estadual 19 de Julho (Peixoto de Azevedo)










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.