Na estreia de Bruno Lage, o Botafogo confirmou a esperada classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Após a vitória por 2 a 0 na Argentina, o Glorioso poupou titulares e empatou em 1 a 1 no Nilton Santos, resultado suficiente para garantir a vaga.
Com a classificação, o Botafogo vai enfrentar o Guaraní nas oitavas de final. O clube paraguaio foi o líder do Grupo B, que também teve Emelec, Danubio e Huracán. As partidas acontecem nas duas primeiras semanas de agosto, com o Nilton Santos recebendo o jogo de ida, entre os dias 1º e 3 de agosto.
Favorito, o Glorioso precisou de apenas dois minutos para abrir o placar, com Luis Henrique. Após uma grande jogada individual pela ponta direita, com direito a "drible da vaca", Janderson tocou para o camisa 11 finalizar na área e marcar seu segundo gol de julho.
O Glorioso perdeu chances boas no início do segundo tempo, com direito a uma bola na trave de Janderson, aos sete minutos, mas foi o Patronato que marcou. Aos 21, Arce recebeu de Domingo e finalizou cruzado, no canto de Gatito Fernández, e empatou o placar.
Nos acréscimos, o Botafogo escapou por pouco da derrota. Chamorro cruzou, e Sosa marcou o que seria o gol da virada, mas a arbitragem acusou posição irregular do camisa 10 na origem do lance e marcou impedimento, mantendo o placar empatado.