O prefeito de Jangada, a 82 km de Cuiabá, Edérzio de Jesus Mendes (PSDB) e o secretário de obras, Marcos Antônio Bernardino, foram soltos após habeas corpus concedido pela Justiça na quinta-feira (31). Eles e dois funcionários da prefeitura foram detidos, na quarta-feira (30), depois que a polícia flagrou maquinário da prefeitura trabalhando numa área particularem Acorizal, a 59 km da capital.
De acordo com a Polícia Civil, uma pá carregadeira e uma patrola da prefeitura eram usadas há cerca de 30 dias num curtume em Acorizal.
A prisão ocorreu após uma denúncia da Promotoria de Justiça de Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. Os moradores teriam procurado a Justiça depois de pedir que o maquinário fosse usado em uma comunidade rural de Jangada, sem serem atendidos.
Em averiguações, a polícia confirmou que as máquinas estavam sendo desviadas para uso particular. No local, dois funcionários da prefeitura de Jagada trabalhavam no beneficiamento do curtume. A liberdade provisória foi estendida aos dois funcionários, que também foram soltos.
No pedido de soltura, atendido pelo desembargador Gilberto Giraldelli, a defesa dos presos alega que eles não cometeram nenhum delito e que o uso das máquinas na gestão do prefeito em outro município tem o objetivo fomentar a economia da região.