O município de Brasnorte, localizado na região Noroeste de MT, (622 km de Cuiabá), tem hoje uma população estimada em 19 mil habitantes.
Na cidade há um registro de aproximadamente 3.500 pontos de coleta de lixo, isso somando lixeiras fixadas em residências e no comércio local.
A SINFRA, responsável pela coleta diária do lixo na cidade, conta com duas equipes que efetuam a coleta do lixo regularmente três vezes por semana.
Cada equipe é composta com três funcionários, sendo quatro coletores e dois motoristas. Na ultima semana a coleta do lixo foi tema de discussão e cobrança da população no programa jornalístico da Radio Amazônia Fm, apresentado pelo jornalista João Negão.
Dezenas de moradores reclamaram do atraso da coleta regular do material descartado ao “lixão” da cidade.
Diante do problema levantado pelo programa, os garis justificaram o atraso, esclarecendo que um caminhão prensa apropriado para coleta está quebrado, e que outro caminhão (caçamba) foi adaptado para tal função, fato que gerou um pequeno atraso, mas que segundo os garis já foi solucionado.
No ensejo, dois servidores (Lampeão e Eduardo) fizeram um apelo para população que, colabora com o serviço deles, pois o tempo todo eles se deparam com sacolas rasgadas, lixo espalhados pelo chão, sacolas com vidros em pedaços, ferros e até entulhos, fato que dificulta e leva perigo eminente ao garis.
Eduardo, foi enfático em dizer que, os moradores pode sim colaborar muito com a coleta, depositando sempre o lixo no período noturno ou sempre antes da 07hs da manha, facilitando o trabalhos das equipes.
Outro fato levantado pelos garis, é quando ao perigo que eles se deparam diariamente com cães soltos que variavelmente atacam os garis no ato da coleta do lixo “peco a compreensão do moradores de Brasnorte, quanto a nossa profissão” que tenham paciência, e que, mesmo sem a implantação da “coleta seletiva” do lixo na cidade, que os moradores procurem separar o lixo orgânico do reciclável, para que possamos continuar a fazer nosso serviço com eficiência, finalizou o gari Eduardo.