A fortuna rende: Neymar inicia nova era no PSG com repertrio cheio

 



NOTÍCIAS / FUTEBOL FRANCS

A fortuna rende: Neymar inicia nova era no PSG com repertrio cheio

Ivan Raupp, Guingamp, França

14 de de 2017 as 19:09

 

Paris Saint-Germain bombou e inflacionou o mercado de transferências do futebol ao contratar Neymar, que virou de forma disparada o jogador mais caro da história: 222 milhões de euros (o equivalente a R$ 839 milhões, na cotação atual), mais do que o dobro em relação ao até então mais caro, Paul Pogba, que trocou a Juventus pelo Manchester United há um ano por 105 milhões de euros (R$ 396 milhões). Os valores surreais chamaram atenção e levantaram o questionamento: vale pagar toda essa grana em Neymar? Vai além: vale gastar tudo isso em um jogador?

O craque brasileiro deixou seu recado logo na estreia. O gol e a assistência foram os destaques de uma grande atuação, que foi fundamental para o PSG derrotar o Guingamp fora de casa por 3 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Francês. É claro que é cedo para fazer qualquer análise mais profunda, mas dá para afirmar uma coisa: Neymar deu início a uma nova era no clube de Paris. O aporte que ele deu ao time no primeiro jogo ficou evidente e gera enorme expectativa para a temporada. Ele já é a peça-chave da engrenagem.

Imagine a contratação de Neymar da seguinte forma: uma significativa quantia em dinheiro - dentro da realidade do PSG, vale lembrar - que você aplica em um fundo de investimento. Quanto mais alto o valor, mais ele rende em termos de quantidade. E com o camisa 10 o rendimento é altíssimo. Não só dentro de campo, como também fora dele.

Não podemos esquecer que Neymar é uma das principais figuras publicitárias do esporte atualmente, fenômeno de marketing e que instantaneamente se tornou febre na França, capaz até de receber as boas-vindas da Torre Eiffel. Só se fala nele. Todas as câmeras estão apontadas para ele.

Em suas lojas, o PSG também sentiu o gosto do que vem pela frente. No primeiro dia de Neymar, os fãs esgotaram as 10 mil camisas do astro que foram colocadas à venda nas duas tendas oficiais do clube - uma ao lado do estádio Parc des Princes, a outra na famosa Avenida Champs-Élysées. E tudo isso em um curto espaço de apenas seis horas. Novas remessas foram disponibilizadas e continuam sendo sucesso de vendas. Ele está elevando a marca Paris Saint-Germain a outro nível.

Liberdade em campo e cardápio variado

Falando sobre a estreia em si, Neymar mostrou o cartão de visitas nos 90 minutos contra o Guingamp: um repertório cheio de jogadas de efeito e ao mesmo tempo de objetividade. Jogou soltou, foi muito acionado pelos companheiros e não precisou ser brilhante para desequilibrar. Mas teve uma atuação muito boa e foi eleito com justiça o melhor em campo.

De acordo com o serviço especializado em estatísticas de jogos, Neymar deu 128 toques na bola contra o Guingamp. É a sua segunda maior contagem dele no quesito desde Barcelona x Gijon, em 1º de março passado.

A qualidade diferenciada de Neymar ficou clara em seu primeiro toque na bola, quando deu bom lançamento para Di María, que entrou livre na área. Pena que a bola correu um pouco a mais e escapou do argentino. No decorrer da partida, deu belos dribles, deixou a defesa do Guingamp perdida, sofreu faltas e se movimentou muito bem, quase sempre entre o lado esquerdo e o centro do campo. A função tática é um pouco diferente da que ele fazia no Barcelona até a temporada passada, quando quem caía mais pelo meio era Messi.

- Quando comecei os amistosos pelo Barcelona (na pré-temporada nos EUA), já vinha jogando dessa maneira, mais por dentro, caindo pelas pontas. O nosso treinador (Unai Emery) gosta de movimentação, pelo meio, por fora, e me deixa à vontade - explicou o craque da Seleção.

Foram três os momentos de maior destaque de Neymar em campo. Primeiro aos 34 minutos, quando fez cruzamento perfeito para Marquinhos, que cabeceou a bola caprichosamente no travessão. Depois aos 16 do segundo tempo, deixando Cavani na cara do gol com uma assistência excepcional - o uruguaio bateu no canto e balançou a rede. E terceiro no gol da estreia, aos 37. O brasileiro iniciou a jogada e, na base da insistência, recebeu de volta o presente de Cavani para deixar o seu, fechando o placar em 3 a 0.

O PSG investiu pesado em Neymar: além do que pagou de multa rescisória para tirá-lo do Barcelona, vai gastar muito com salários (cerca de 30 milhões de euros anuais). O clube tem a certeza de que haverá retorno financeiro e técnico. Na verdade, uma coisa está ligada à outra. Se você conquista um título importante, consequentemente fatura mais. E com seu novo camisa 10, o PSG acredita que finalmente conquistará a inédita Liga dos Campeões, sonho de consumo há anos. Com um craque como Neymar no comando, não dá para duvidar deles.










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.