A goleada de 5 x 0 da Rússia sobre a Arábia Saudita, na abertura da Copa do Mundo de 2018, nesta quinta-feira (14), em Moscou, foi a maior desde a Copa de 1954. Naquela ocasião, na abertura, o Brasil venceu o México, do lendário goleiro Carbajal, por 5 x 0.
O resultado desta quinta-feira (14), trouxe euforia ao estádio de Estádio Luzhniki e surpreendeu muitos que acreditavam que a partida de abertura deste Mundial seria uma das menos interessantes da história. O jogo, afinal, foi cheio de emoções e alternativas táticas.
Naquela Copa de 1954, a equipe brasileira, dirigida por Zezé Moreira, um dos inspiradores de Telê Santana, apenas esboçou uma grande campanha.
O Brasil acabaria eliminado pela Hungria, dois jogos depois, por 4 x 2. Mas a derrota mexeu com os brios brasileiros, que se prepararam de forma adequada para vencerem o Mundial seguinte, em 1958.
Outros jogos de abertura também foram marcantes na história das Copas. Em 1934, a Itália, comandada por Vitorio Pozzo, obteve a maior goleada entre todos os primeiros jogos de Mundiais.
A seleção italiana fez 7 x 1 nos Estados Unidos, em um certame marcado pela forte influência do fascismo, de Benito Mussolini, que utilizou a competição para promover o seu governo autoritário e populista.
A própria partida inaugural de uma Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, foi marcada por uma goleada. Na ocasião, a França, do grande goleiro Tephot, fez 4 x 1 no México, mas o título ficou com o Uruguai. Outro jogo de abertura com muitos gols foi Suécia 3 x 0 México, em 1958.