Moraes vota pela validade de demissão de funcionário público sem justa causa

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Moraes vota pela validade de demissão de funcionário público sem justa causa

Gazeta do Povo

07 de Fevereiro de 2024 as 19:33

  O ministro do STF e relator da ação, Alexandre de Moraes| Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

Nesta quarta-feira (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela validade da demissão sem justa causa de funcionário de empresa pública ou de sociedade de economia mista. Se a tese de Moraes sair vencedora, o entendimento valerá para servidores admitidos por concurso público.

Moraes é relator do Recurso Extraordinário (RE) 688267 proposto por ex-funcionários do Banco do Brasil que contestam demissão sem motivo.

Também participam do julgamento, na qualidade de terceiros interessados, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. As entidades são contra a dispensa sem motivo.

Para o relator do caso, não é necessária motivação para a dispensa dos empregados de sociedades de economia mista que tenham sido contratados como celetistas. Moraes destacou que, como ocorre com as empresas privadas, “a Constituição submete as obrigações trabalhistas das empresas públicas às regras da CLT”.

Já o advogado dos empregados argumentou que como as estatais são obrigadas a contratar por meio de concurso público, a demissão, por ser um ato administrativo, não pode ocorrer sem motivo.

Também ressaltou que a equiparação das empresas públicas às privadas não desobriga o cumprimento dos “princípios constitucionais da legalidade, da moralidade e da publicidade”.

Após o voto de Moraes, a sessão foi suspensa e deve ser retomada na quinta-feira (8) com o voto do ministro Cristiano Zanin.

 

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.