Defesa de Lula recorre da condenao no TRF4

 



NOTÍCIAS / BRASIL

Defesa de Lula recorre da condenao no TRF4

Thais Skodowski, do R7

20 de Fevereiro de 2018 as 18:11

 

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu nesta terça-feira (20) contra a decisão em segunda instância que manteve a condenação do petista e ainda aumentou a pena no caso do tríplex no Guarujá, em São Paulo. A petição foi protocolada às 18h08.

Hoje era o último dia para que os advogados apresentassem os embargos de declaração no TRF4 (Tribunal Regional da 4ª Região). Como Lula foi condenado por unanimidade, a defesa pode pedir apenas os embargos de declaração, que serve para pedir esclarecimentos sobre a decisão de um juiz ou de um tribunal, mas sem mudar o mérito da decisão.

De acordo com os advogados do ex-presidente, o recurso demonstra que o acórdão contém 38 omissões em relação a elementos que constam no processo e que foram tratados pela defesa no momento da apresentação da Apelação Criminal. Também demonstra 16 contradições com os seus próprios termos, além de 5 obscuridades, ou seja, aspectos da decisão que revelam dificuldade de compreensão.

A defesa ainda pede que a correção dessas omissões, contradições e obscuridades altere o resultado do recurso de apelação julgado em 24/01 (“efeitos infringentes”), com o reconhecimento da nulidade de todo o processo ou a absolvição de Lula.

Após o julgamento dos embargos, o ex-presidente fica inelegível pelos critérios da Ficha Limpa e pode ser preso. Não há prazo para a avaliação do recurso pelos desembargadores do TRF4.

 

Crimes de Lula

 

Neste processo da Operação Lava Jato, Lula é acusado de receber o tríplex do Guarujá como propina da empresa OAS em troca de favorecimento em contratos da Petrobras. O petista nega todas as acusações.

 

Outras instâncias

 

Lula ainda pode recorrer  da condenação em instâncias mais altas do poder judiciário, como no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federa), em Brasília.

No STJ, a defesa pode apresentar recurso especial caso encontre algo na decisão que configure violação à lei federal, como o Código Penal ou de Processo Penal. Já no STF, cabe recurso extraordinário se os advogados apontarem que a decisão do TRF4 viola a Constituição.

Se for preso, os advogados podem pedir a esses tribunais para que Lula recorra em liberdade.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.