Defesa de Maluf aguarda resposta do IML sobre sade do deputado

 



NOTÍCIAS / BRASIL

Defesa de Maluf aguarda resposta do IML sobre sade do deputado

Paulo Lima, do R7

07 de Janeiro de 2018 as 15:46

 

A defesa do deputado Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos, tem a expectativa de que o IML apresente nesta segunda-feira (8) ao juiz substituto da Vara de Execuções de Brasília, Bruno Macacari, as repostas aos 33 quesitos sobre a saúde do parlamentar e as instalações do Complexo Penitenciário da Papuda.

— Nossa expectativa é de que o prazo, que é corrido, conta inclusive no feriado, fosse na sexta-feira (5), então esperamos que seja nesta segunda-feira, disse neste domingo ao R7 o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Os advogados de Maluf alegaram omissões no laudo 52111 do IML entregue ao juízo no dia 22 de dezembro. O documento, assinado por dois legistas de Brasília, atesta que o deputado tem doença grave, mas pode receber tratamento na cadeia. No dia 27 de dezembro, o juiz Bruno Macacari deu prazo de dez dias para o IML se manifestar sobre os questionamentos da defesa, entre eles a de que a doença cardiovascular de Paulo Maluf foi ignorada durante a perícia médica.

Kakay disse que o principal problema de Paulo Maluf na Papuda é  o de  locomoção, o deputado precisa da ajuda dos companheiros de cela para se levantar e caminhar.  Segundo ele, Maluf perdeu um dente e também enfrenta a burocracia da direção do presídio para receber os remédios, que precisam passar por uma fiscalização antes de serem entregues.

 

Natal e Ano Novo na cadeia

 

Paulo Maluf está preso desde o dia 20 de dezembro por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. O deputado foi condenado a uma pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão por lavagem de dinheiro desviado dos cofres públicos quando exerceu o cargo de prefeito de São Paulo (1993/1996). Segundo o Ministério Público Estadual, os prejuízos aos cofres públicos, em valores atualizados, passam de US$ 1 bilhão. Parte do dinheiro foi movimentado no paraíso fiscal da Ilha de Jersey.

Maluf foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda no dia 22 de dezembro, após se apresentar na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo. Segundo Antônio Carlos de Almeida Castro, o deputado pediu para não receber a visita de familiares, mas mantém contato diário com algum advogado que integra a sua defesa.

Caso o IML entregue à Vara de Execuções Penais de Brasília nesta segunda-feira as respostas aos quesitos da defesa de Paulo Maluf, a expectativa de Antônio Carlos de Almeida Castro é de que até quarta-feira seja possível nova decisão da Justiça sobre o pedido de prisão domiciliar. Na avaliação de Kakay, a direção do Complexo Penitenciário da Papuda não tem condições de manter Paulo Maluf cumprindo pena no local.

— Acreditamos que a domiciliar vá sair. A manutenção de Paulo Maluf preso com todos os problemas de saúde, e aos 86 anos, é um risco muito grande que o próprio Complexo da Papuda não vai querer correr, principalmente após a morte recente de dois presos por problemas de saúde e falta de condições de um tratamento de urgência, disse Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.