Crise no agronegócio faz MT ser "campeão" nacional em recuperações

 



NOTÍCIAS / QUEBRADEIRA

Crise no agronegócio faz MT ser "campeão" nacional em recuperações

Center News com Assessoria

02 de Novembro de 2024 as 12:56

  Foto: Divulgação

O número de produtores rurais que atuam como pessoa física e recorreram à recuperação judicial no segundo trimestre deste ano apresentou um crescimento expressivo de 529% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados da Serasa Experian divulgados nesta semana. Mato Grosso lidera o ranking de pedidos, com 57 das 214 solicitações encaminhadas à Justiça.

Esse aumento significativo indica problemas profundos enfrentados pelo setor do agronegócio. De acordo com um advogado especialista no setor, o agronegócio brasileiro enfrenta graves problemas estruturais, agravados por fenômenos climáticos e pela situação do mercado internacional. "Esses fatores combinados colocaram muitos produtores em uma situação de extrema dificuldade", afirma o advogado.

Entre os fatores que pressionam o setor, o profissional destaca as altas taxas de juros, a queda nos preços das commodities e o aumento dos custos de produção. Segundo ele, o protagonismo de Mato Grosso na lista de pedidos é natural, pois o estado é o maior produtor agrícola do país. Contudo, ele ressalta que a crise não é restrita a uma região: “O ranking dos estados, com Goiás em segundo lugar, seguido de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, mostra que a crise é abrangente em todo o setor. A intensidade dela depende da situação financeira prévia de cada produtor”.

A recuperação judicial tem sido uma alternativa essencial para esses produtores, permitindo que renegociem suas dívidas sem perder o patrimônio, o que é fundamental para a continuidade da atividade agrícola, preservação de empregos e para o papel socioeconômico do agronegócio. Quando conduzida de maneira correta, a recuperação judicial proporciona fôlego financeiro aos produtores, permitindo que muitos se reergam, beneficiando toda a cadeia produtiva, o comércio e os serviços relacionados.

O advogado acredita que o número de pedidos de recuperação judicial por parte dos produtores pessoa física deve continuar em alta, especialmente em um contexto em que não há políticas públicas de apoio ao setor implementadas. "Para muitos produtores, a recuperação judicial tornou-se a única alternativa viável. Aqueles que aderiram ao processo estão conseguindo se estabilizar, o que beneficia toda a sociedade", conclui.










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.