Dificuldades do mercado e clima para safra de milho na safra 2023/24 serão abordados em evento

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Dificuldades do mercado e clima para safra de milho na safra 2023/24 serão abordados em evento

Da Redação

27 de Outubro de 2023 as 14:06

  Foto: Divulgação

O clima incomum, atraso na semeadura da soja da safra 2023/2024, os impactos na janela do plantio do milho e as tecnologias aplicadas para minimizar os danos na produção serão temas que serão abordados no IV Encontro Técnico Milho, evento que a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) nos dias 22 e 23 de novembro no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

“O produtor de milho ainda precisa lidar com o achatamento nas margens de produção. Em fevereiro deste ano, os preços do milho no Médio Norte de MT eram negociados acima de R$ 60 por saca, mas agora as cotações estão abaixo de R$ 40”, detalha o analista da Agrinvest Commodities, Jefferson Souza, um dos palestrantes no evento.

Ele aponta que as margens que eram bastante satisfatórias foram fortemente comprometidas e, mesmo com uma queda nos custos de produção, os ganhos são muito menores agora do que eram no começo desse ano.

Nas últimas duas semanas, segundo o especialista, o mercado de fertilizantes para o milho de 2ª safra avançou um pouco, no entanto, o atraso ainda é bastante significativo. Já que o maior estado produtor de milho do Brasil, que é o MT, adquiriu cerca de 67% das necessidades para a próxima safra. “Este número é o mais baixo para o período nos últimos cinco anos. Como exemplo, na primeira quinzena de outubro do ano passado as compras para o milho “safrinha” já haviam superado 80%”, reforça.

Souza orienta que com este cenário, a primeira atitude que os produtores deverão tomar para a próxima safra de milho é a redução na tecnologia empregada na cultura. “O segundo ponto é de que existe a possibilidade de redução de área plantada”, completa.

Os interessados em participar do IV Encontro Técnico Milho da Fundação MT já podem se inscrever no site www.fundacaomt.com.br. “Eventos como esse são fundamentais para nortear os produtores. Especialmente neste ano com um cenário complexo para a cultura, que é fundamental para o agronegócio e para a classe agrícola de Mato Grosso. Nosso foco é ajudá-los a se planejar e fazer um bom manejo para a próxima safra”, pontua Luís Carlos Oliveira, gerente de marketing da instituição.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.