Projeção: consumo de carnes no Brasil deve ser recorde em 2024

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Projeção: consumo de carnes no Brasil deve ser recorde em 2024

Canal Rural

18 de Outubro de 2023 as 18:03

  Foto: Divulgação

A produção brasileira de carnes está projetada para alcançar 30,8 milhões de toneladas na safra 2023/2024, representando um aumento de 2,7% em relação à produção anterior, conforme divulgado pela Conab. Contudo, a projeção mais impressionante está no cenário de consumo interno. De acordo com a Consultoria Cogo Inteligência Agro, o consumo per capita de carnes no Brasil atingirá um recorde em 2024, estimado em quase 103 kg por habitante.

Carlos Cogo, consultor em agronegócio, enfatiza que esse consumo colocaria o Brasil como o segundo maior consumidor per capita de carne no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e ultrapassando a Austrália.

Diversos fatores contribuem para esse resultado expressivo. O Brasil emergiu como um grande produtor global de carnes, liderando as exportações mundiais. A oferta interna aumentou, impulsionada pela competitividade da carne brasileira no mercado internacional. Além disso, a melhoria na massa salarial, a redução da taxa de desemprego e os preços mais baixos das carnes têm impulsionado o consumo.

A análise técnica mostra que o consumo per capita de carne bovina no Brasil tem diminuído, enquanto o de frango e suíno tem aumentado significativamente. A carne suína, em particular, experimentou uma mudança de comportamento dos consumidores, tornando-se uma alternativa atrativa.

No que diz respeito aos preços, há uma perspectiva de aumento, especialmente para a carne bovina, à medida que o ciclo de oferta pecuária encerra, levando a uma valorização dos preços dos bezerros. Apesar dos desafios, o cenário para suprir o aumento na demanda é considerado desafiador, mas as margens de rentabilidade na pecuária devem se recuperar em 2024.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.