Puxado pela soja, Mato Grosso mantém liderança nacional em Valor da Produção Agropecuária

 



NOTÍCIAS / AGRONEGÓCIO

Puxado pela soja, Mato Grosso mantém liderança nacional em Valor da Produção Agropecuária

Por Jurandir Antônio

18 de Outubro de 2023 as 07:55

 

Mato Grosso continua se destacando como o estado mais relevante na agropecuária brasileira.

O valor financeiro das produções agrícola e pecuária mato-grossenses ultrapassou 185 bilhões de reais até setembro, sendo mais de 16% de todo o país.

Na sequência, aparecem Paraná e São Paulo. Juntos, os três estados responderam por mais de 40% do VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária, nacional entre janeiro e setembro deste ano.

Os dados apontam para o total de um trilhão e 150 bilhões de reais de VBP para este ano, valor 2,7% superior ao do ano passado: são 30 bilhões de reais a mais em 2023 com relação a 2022.

De todo o Valor Bruto da Produção Agropecuária nacional deste ano até setembro, 70,6% estão ligados à agricultura e os demais 29,4% à pecuária.

Os produtos em destaque são a soja, com 28,8% de todo o VBP, o milho, com 12,6% do total, e os bovinos, responsáveis por 11,5% do total.

Ou seja, quase 53% do VBP deste ano até setembro estão concentrados nesses três produtos, com Mato Grosso à frente deles.

O estado gerou entre janeiro e setembro 92 bilhões de reais em soja, valor maior que toda a região Sul do país, que foi a segunda maior produtora, logo após o Centro-Oeste.

Em milho, o VBP de Mato Grosso no período foi de 39 bilhões, também maior que toda a região Sul, novamente a segunda região geográfica na produção.

Já o VBP do estado em bovinos neste ano, até setembro, foi de 21 bilhões de reais.

Somando o Valor Bruto da Produção Agropecuária dos três principais produtos de Mato Grosso, são quase 153 bilhões de reais até setembro.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.