Nova lei no setor sementeiro impede limitação à dedutibilidade dos royalties

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Nova lei no setor sementeiro impede limitação à dedutibilidade dos royalties

Canal Rural

25 de Setembro de 2023 as 20:38

  Foto: Divulgação/Aprosmat

Uma nova regra permite que empresas multiplicadoras de sementes possam deduzir no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica o valor referente ao pagamento, aos fabricantes, de royalties e licenças de uso de tecnologia de transgenia ou de cultivares. Essa, de acordo com a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), é uma importante vitória para o setor sementeiro, já que a aprovação da Lei nº 14.689/2023 impede que a Receita Federal do Brasil imponha a limitação à dedutibilidade dos royalties.

A nova regra muda a Lei 9.249/1995 e acaba com o limite imposto ao lançamento dessas despesas no cálculo do lucro líquido, sobre o qual incide o Imposto de Renda. Conforme o texto, só podem ser lançados pelo valor total os pagamentos feitos às empresas com domicílio no país e sem vínculo societário com a empresa pagadora.

O presidente da Aprosmat, Nelson Croda, explica que na prática a lei anterior estipulava uma bitributação para o setor. E que agora, isso vai deixar o mesmo mais competitivo.

O projeto também dispensa a empresa de apresentar o registro dos contratos de transferência de tecnologia ou royalties no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.