Brasnorte está entre os 25 municípios mais ricos do agro no Brasil

 



NOTÍCIAS / GERAL

Brasnorte está entre os 25 municípios mais ricos do agro no Brasil

Por: Repórter em Ação / MAPA

04 de Janeiro de 2022 as 17:17

  Na imagem, Edelo Ferrari, prefeito de Brasnorte

O MAPA divulgou a lista dos 100 Municípios mais ricos do agro, confira a nota oficial:

Esta Nota procura identificar os municípios mais ricos do agronegócio do país. Esta análise será feita tendo por base os dados da produção Agrícola Municipal – PAM, referente a 2020, divulgada em outubro de 2020. Duas classificações foram utilizadas: pelo- valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, e pelo Produto Interno Bruto dos Municípios. Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo IBGE, e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB. Como a informação mais recente sobre o PIB municipal é de 2019, usou-se essa referência para fazer algumas classificações.

As informações que podem ser obtidas a partir desses dados permitem observar as áreas mais ricas da agricultura, e alguns fatores relacionados a esse processo. Lembramos o leitor que o ano de 2020, principal referência utilizada nesta Nota foi recorde na produção no país. O IBGE destaca a produção de algodão, soja, milho, café e cana-de-açúcar. Segundo a Conab, a safra de grãos foi de 257,0 milhões de toneladas.

Brasnorte – MT localizada há Noroeste do Estado, 575 km da capital Cuiabá, ocupa a 24º posição. Com mais de 1 milhão e 500 mil hectares de terra, destes, 530 mil já agricultáveis. Para o prefeito de Brasnorte Edelo Ferrari (DEM), este é o resultado de muito trabalho dos produtores.

“Começar o ano com uma notícia dessas é ótimo, a gente fica muito otimista, e a frase que eu venho falando por onde passo é justamente essa, Brasnorte será o futuro celeiro de Mato Grosso, e os números mostram isso, temos hoje de áreas abertas 530 mil hectares, 238 mil hectares já é plantação, as outras são pasto, porém, também agricultáveis, nossa terra é boa e oferece toda condição para sermos um gigante na produção, meu compromisso com o produtor é de investimento e melhores condições de estradas, vamos trabalhar na logística e aquisição de equipamentos, em 2021 várias maquinas e caminhões foram comprados, e em 2022 vamos investir pelo menos mais 5 milhões em máquinas, desta forma vamos poder auxiliar o produtor com boas estradas e, sem duvidas fazer com que nosso município em breve, esteja entre as 10 cidades mais ricas do agro” afirmou. 

 

Municípios mais ricos

A maior parte dos municípios com maior valor da produção situa-se em Mato Grosso.  Mas os estados de Mato Grosso, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, contém a maioria dos municípios classificados entre os 100 mais ricos. O Mato Grosso tem 35 municípios, Bahia 9, Goiás 10, Mato Grosso do Sul 13, Minas Gerais 8, São Paulo 6. Os demais municípios estão distribuídos em Pernambuco (1), Maranhão (2) Pará (4), Brasília (1), Piauí (2), Paraná (4), Tocantins (1) e Rio Grande do Sul (2).

Os 100 municípios classificados geraram em 2020 um valor da produção de R$ 151,2 bilhões, 32,0% do total, estimado em R$ 470,5 bilhões. O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal. Principalmente em Mato Grosso, a Agropecuária tem participação relevante no PIB do estado, estimada em 21,36%. Sorriso, que é o líder na geração de valor, a agropecuária representa 26,65% do PIB do município, e Sapezal, líder na produção de algodão representa 53,17% do valor do PIB municipal.

Nesse exemplo, mais da metade do PIB municipal provem da Agropecuária. Nos estados da região Norte do país, também a agropecuária tem participação elevada no PIB – em Rondônia de 13,9% e em Tocantins 14,17%.

Soja, algodão e milho são os principais produtos responsáveis pelo sucesso desses municípios, pois carregam elevados níveis de tecnologia e de produtividade. Do valor da produção obtido pelo município de Sorriso em 2020, 52,0 % foi obtido pela soja e 35,0% pelo milho. São Desidério (BA), segundo maior produtor de algodão herbáceo, teve 38,3 % de seu faturamento proveniente desse produto. O município de Sapezal, maior produtor de algodão herbáceo do país, teve 35,5 % de seu faturamento vindo da soja e 54,4 % do algodão herbáceo. E assim, essa observação estende-se a outros municípios.

Outros trabalhos mostram que esses municípios têm apresentado taxas de crescimento do emprego acima da média do estado correspondente, e também renda per capita superior à média. Do mesmo modo, outro indicador como o IDH dos municípios analisados, é considerado elevado.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.