Mais de 170 mil eleitores estão com os títulos cancelados em MT, diz TRE

 



NOTÍCIAS / LEVANTAMENTO

Mais de 170 mil eleitores estão com os títulos cancelados em MT, diz TRE

G1 MT

25 de Maio de 2023 as 17:51

 

Mais de 170,5 mil eleitores em Mato Grosso estão com os títulos cancelados e, como consequência, não podem votar em eleições, tomar posse em cargos públicos, se inscrever em uma faculdade e tirar o passaporte. Os dados, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) nesta quinta-feira (25), revelam que, dos eleitores com títulos cancelados, 55.484 são de Cuiabá e 28.588 são de Várzea Grande.

De acordo com a Justiça Eleitoral, um total de 170.598 eleitores no estado não está em dia com suas obrigações eleitorais. Por isso, a entidade está orientando que essas pessoas busquem a regularização de seus títulos o quanto antes.

Entre as principais causas dos cancelamentos estão o não comparecimento às urnas nas últimas três eleições e a falta de realização do cadastro biométrico.

Para regularizar a situação do título de eleitor, os cidadãos podem comparecer pessoalmente aos cartórios eleitorais de suas cidades ou realizar o procedimento de forma virtual, por meio da plataforma disponibilizada pela Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que o prazo para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral vai até o dia 8 de maio de 2024, data em que o cadastro será fechado para as Eleições Municipais. Além disso, essa também é a última oportunidade para emitir a primeira via do título de eleitor.

O TRE aconselha que os eleitores não deixem a regularização para a última hora, evitando transtornos e longas filas de espera nos serviços eleitorais.

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. É possível se alistar como eleitor a partir dos 15 anos, desde que se complete 16 anos até o dia da eleição.

As eleições municipais no próximo ano estão previstas para ocorrer no dia 6 de outubro.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.