Vice-presidente do PT: Governo vai investir pesado contra CPI do 8 de janeiro

 



NOTÍCIAS / POLÍTICA

Vice-presidente do PT: Governo vai investir pesado contra CPI do 8 de janeiro

Revista Oeste

12 de Março de 2023 as 13:33

 

O vice-presidente do PT, o senador Humberto Costa (PE), disse que o governo do presidente Lula vai investir pesado contra a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A segunda conta com apoio de deputados e senadores.

No congresso, tramitam dois pedidos, sendo o primeiro da senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) e o segundo do deputado federal André Fernandes (PL-CE). Conforme noticiou Oeste, o governo Lula tem articulado ofensivas para minar a CPMI — inclusive represando a liberação de emendas parlamentares.

“O governo vai investir pesadamente para que os parlamentares sejam convencidos de que não é o melhor caminho e, se o instrumento for a retirada das assinaturas, que assim se faça”, disse Costa em entrevista ao Poder360 na quinta-feira 9.

Os dois pedidos possuem assinaturas mais do que suficientes para serem instaurados. Ambos os autores ainda aguardam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ler o requerimento das comissões. O ato está previso para acontecer na primeira sessão em conjunta do Congresso, ainda sem data definida.

Inicialmente, o petista havia assinado o pedido de Soraya. Agora ele diz que a CPI só seria necessária se o governo Lula não tivesse usado todos os meios possíveis para investigar os atos de depredação na Praça dos Três Poderes.

“Se não houver alternativa, nós precisaremos cumprir aquilo que for o rito ditado pelo Supremo Tribunal Federal e que está no regimento, porque a CPI é um instrumento da minoria, mas é um instrumento político de disputa”, explicou Costa. “A maioria também tem o direito, não é absurdo, assim todos os governos fazem, de tentar fazer com que a CPI não aconteça.”

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.