Deputado venezuelano diz que ianomâmis desnutridos vieram ao Brasil de seu país

 



NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputado venezuelano diz que ianomâmis desnutridos vieram ao Brasil de seu país

Rrevista Oeste

30 de Janeiro de 2023 as 07:10

 

Contrariando a versão das autoridades brasileiras, o deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, Romel Guzamana, afirmou que ianomâmis desnutridos encontrados no Brasil são provenientes da Venezuela. Eles teriam cruzado a fronteira do Estado venezuelano de Bolivar com Roraima para escapar do regime do ditador Nicolás Maduro, escreveu Guzamana, que é indígena da etnia baniva, em uma postagem no Twitter.

“Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas ianomâmis do Estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro”, escreveu, repostando imagens de atendimento a indígenas com sinais de desnutrição. Uma das fotografias é da idosa que teria morrido no domingo 22.

Indígena, Guzamana é um dos representantes da Região Amazônica na Assembleia Nacional da Venezuela e também integra o Parlamento Amazônico. Antes de difundir a versão de que os ianomâmis vieram ao Brasil de seu país, ele disse, em entrevista à Folha de S.Paulo, ter ouvido relato de indígenas. Autoridades brasileiras não confirmam a versão de Guzamana.

O deputado venezuelano integra o partido Vontade Popular, o mesmo a que pertence líder da oposição venezuelana Juan Guaidó, que foi reconhecido como presidente do país em 2019, por várias nações, incluindo Brasil e Estados Unidos, e organizações internacionais, como a Organização dos Estados Americanos.

Entrevistado pela Folha de S.Paulo, Guzamana disse que “os índios não têm fronteiras”. “Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.