Saiba por que 23 cidades de MT fazem aniversário em 13 de maio

 



NOTÍCIAS / GERAL

Saiba por que 23 cidades de MT fazem aniversário em 13 de maio

G1-MT

13 de Maio de 2022 as 19:32

  Tangará da Serra está entre as cidades — Foto: Secom/MT

Mato Grosso possui 141 cidades, das quais 23 fazem aniversário no mesmo dia: 13 de maio. A curiosidade chama a atenção e o g1 foi atrás de respostas para entender o porquê de esses municípios terem a mesma data de fundação.

 

No 13 de maio de 1986 surgiram:

Campinápolis

Cocalinho

Vila Rica

Porto Alegre do Norte

Terra Nova do Norte

Itaúba

Vera

Nova Canaã do Norte

Novo Horizonte do Norte

Peixoto de Azevedo

Marcelândia

Sorriso

Nova Olímpia

Indiavaí

Comodoro

Porto Esperidião

Reserva do Cabaçal

Primavera do Leste

Novo São Joaquim

Alto Taquari

As cidades de São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra, também foram criadas no dia 13 de maio, mas do ano de 1976.

 

Outras emancipações

Outras quatro cidades foram emancipadas também em 13 de maio de 1986, mas nesses municípios o feriado de aniversário da cidade é comemorado em outra data:

Guarantã do Norte

Figueirópolis D'Oeste

Paranaíta

Araguaiana

João Carlos Vicente Ferreira é pesquisador, historiador e escritor. Ele explicou que há duas grandes razões para as cidades terem sido fundadas de uma só vez. A primeira, se refere à carga histórica que o dia 13 de maio representa, pois foi nesse dia que houve a abolição da escravidão no Brasil.

A segunda, para ele, é que a data, na verdade foi uma grande jogada política.

“Mato Grosso era governado pelo então governador Júlio Campos, e naquele período ainda não tínhamos a questão da reeleição e ele, político por natureza, percebeu que teria que sair do cargo e alçar um novo plano. Ele foi ser deputado constituinte, então foi uma estratégia política. Afinal de contas, a Assembleia criou todos esses municípios, mas quem instituiu foi ele”.

Para o historiador, a medida trouxe benefícios para Campos.

“Isso foi um ato político. Ele rodou todo o estado, e foi eleito com maior número de votos proporcionalmente, na história de Mato Grosso para deputado federal. Foi uma estratégia muito bem pensada, e é por isso que os 23 municípios têm essa data de aniversário”.

Outro ponto interessante é a associação à libertação dos escravos, pois a data sugere na mente das pessoas a libertação de algo que os oprime. No caso do distrito, é localidade de pessoas que construíram um ponto de moradia e que, com seu trabalho, proporcionaram crescimento e almejam o progresso.

“É esse o espírito: de liberdade. De libertarem-se das obrigações ligadas ao município-mãe. Toda vez que um município maior recebe um recurso, ele vai repassar quando bem entender para seus distritos e vilarejos, e então é uma espécie de libertação”, completou o historiador.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.