Vereador bolsonarista de Brasnorte deve disputar ALMT com o respaldo de ruralistas e indígenas

 



NOTÍCIAS / ELEIÇÕES 2022

Vereador bolsonarista de Brasnorte deve disputar ALMT com o respaldo de ruralistas e indígenas

Edésio Adorno Tangará da Serra

23 de Novembro de 2021 as 18:43

 

Afinado com o presidente Jair Bolsonaro e com livre trânsito no Planalto, o vereador da Câmara de Brasnorte, Norberto de Paula Junior, 35 anos, odontólogo, tem sido uma pedra no sapato de ONGs e religiosos que defendem ampliação de reservas indígenas e embargos a propriedades rurais que impulsionam a economia do Oeste Noroeste de MT.

Norberto foi um árduo defensor da aprovação do PL-17/2020, de autoria do Executivo Estadual. O objetivo da proposta era atualizar o banco de dados da SEMA e liberar as licenças ambientais para que os produtores pudessem continuar trabalhando, vendendo suas produções, inclusive com direito a crédito, até o julgamento do processo de ampliação de reservas indígenas fosse finalizado. 

Os deputados não resistiram à pressão de ONGs e do bispo Dom Neri José Tondello, que em mensagem de vídeo espalhou a falsa informação que a aprovação do texto poderia causar derramamento de sangue na região. Acuados, os deputados alteraram o PL-17/2020, deixando os produtores rurais sem proteção legal. Norberto reagiu, mas sua indignação não foi o suficiente para convencer os parlamentares, que preferiram atender os apelos de Dom Neri. 

Na Câmara, Norberto defende os interesses da população de Brasnorte e apoia a gestão arrojada e transformadora do prefeito Edelo Ferrari (DEM). Sua projeção regional, reconhecida pelo presidente Bolsonaro e seu entorno se deve a sua luta contra a ampliação de reservas indígenas já demarcadas e homologadas. 

“O produtor rural precisa de segurança jurídica para plantar, colher, comercializar seus produtos e ajudar o País a crescer, assim como os povos indígenas reclamam liberdade e autonomia para também produzir e gerar bem-estar social”, afirmou o parlamentar.

 

Nelson Barbudo

Norberto apoia e defende a reeleição do deputado Nelson Barbudo: leal ao presidente Bolsonaro

Norberto avalia que a reeleição do presidente Jair Bolsonaro é importante para Mato Grosso e para o Brasil. Ele também entende que a Câmara dos Deputados não pode criar dificuldades para a implantação de políticas publicas propostas pelo Governo Federal. 

“Precisamos construir uma bancada leal e afinada com o presidente Bolsonaro, por isso apoio o deputado Nelson Barbudo, que ao longo de seu mandato votou 110% de acordo com a orientação do Planalto, além de ser comprometido com as pautas que devemos”, declarou o vereador.

 

Luta antiga

Ao lado de Barbudo, do falecido deputado Silvio Fávero, Norberto Junior foi um defensor entusiasta da Instrução Normativa Nº 09, de 22 de abril de 2020, que liberou todas as licenças ambientas das áreas envolvidas. Foi assegurado o direito dos produtores rurais de continuar trabalhando ate o julgamento da questão. A intervenção do MPF prejudicou profundamente os produtores rurais. 

Atualmente, apenas as áreas de Mato Grosso estão bloqueadas. A aprovação do PL-17/2020 seria a alternativa para os produtores rurais. Infelizmente, os deputados tiveram entendimento diverso e enterraram a proposta. A época, o saudoso deputado Silvio Fávero emprestou apoio a causa defendida pelo vereador de Brasnorte. 

As mudanças impostas ao PL-17/2020 foi uma derrota para o agronegócio. “Perdemos essa primeira batalha, mas não desistimos da luta. Atualmente tramita no Congresso Nacional o PL-490, que resgate o direito a propriedade, trata com responsabilidade a questão de demarcação de terras indígenas e lá temos a presença do deputado federal, que entende nossa causa e apoia sem reserva tanto o produtor rural quanto o indígena que busca liberdade para trabalhar”, concluiu o vereador.

 

Candidatura a ALMT

Questionado se pretende disputar uma cadeia na ALMT, Norberto de Paula foi enfático: “defendo uma causa, se os beneficiários dessa causa, que são os produtores rurais -  grandes, médios e pequenos e os povos indígenas entenderem que precisam de um representante na Assembleia Legislativa, não vou fugir a luta”, afirmou, ressaltando que uma eventual candidatura em 2022 deve ser construída com a participação da sociedade de Brasnorte e dos municípios da região.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.