Governador avalia flexibilizar uso de máscara em MT e infectologista alerta para surgimento de variantes

 



NOTÍCIAS / POLÍTICA

Governador avalia flexibilizar uso de máscara em MT e infectologista alerta para surgimento de variantes

Por Bruna Barbosa, g1 MT

11 de Novembro de 2021 as 12:10

  Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Com o avanço da vacinação e, consequentemente, a queda no número de mortes causadas pela Covid-19 em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM), afirmou nessa quarta-feira (11), que está avaliando a possibilidade do uso de máscaras ser obrigatório apenas em ambientes fechados ainda neste ano.

De acordo com dados levantados pelo consórcio de veículos da imprensa, Mato Grosso tem 50% da população com esquema vacinal completo. Pessoas vacinadas com a primeira dose representam 69%.

Apesar de admitir que pode flexibilizar as medidas de prevenção, Mendes afirmou que o uso de máscara ainda é um “desconforto necessário”.

A professora de infectologia da UFMT, que atua no Hospital Universitário Júlio Muller, Márcia Hueb, avaliou que a retirada precoce das máscaras pode acarretar em uma nova elevação de casos.

Conforme Hueb, a taxa de transmissão da Covid-19 ainda está elevada e novas variantes resistentes às vacinas aplicadas no momento podem surgir com a flexibilização do uso de máscaras.

“As máscaras são necessárias porque ainda está mantido o ciclo de transmissão do vírus da covid-19. Chegando a número hipoteticamente ideal de 70 a 80% de vacinados com esquema completo, poderemos gradativamente ‘relaxar’ em parte das medidas de prevenção à transmissão”, avalia a infectologista.

Ela explica que a tendência é de que uma onda de elevação nos casos e mortes não seja registrada novamente por conta da vacinação. Hueb ressalta que mesmo com a queda, toda morte precisa ser evitada, por isso o uso de máscaras deve continuar sendo obrigatório.

“Nos países e cidades em que hoje se observa a elevação, as mortes estão razoavelmente controladas, os que morrem hoje da doença são os não vacinados, por falta de acesso ou opção própria”, diz.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.