País terá racionamento de energia para evitar apagão, diz Lira

 



NOTÍCIAS / RACIONAMENTO

País terá racionamento de energia para evitar apagão, diz Lira

SBT News

22 de Junho de 2021 as 21:34

  Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta 3ª feira (22.jun) que o Brasil terá um racionamento de energia, durante "um período educativo", para evitar um apagão. A declaração foi dada na saída do Palácio do Planalto após o deputado participar de cerimônia de lançamento do Plano Safra 2021/22.

"O ministro Bento [Albuquerque, de Minas e Energia] esteve comigo, fazendo análise do cenário, garantindo que nós não vamos ter nenhum tipo de problema de apagão, mas vamos ter um período educativo aí, com racionamento, para não ter crise maior", afirmou o presidente da Câmara.

Lira ainda disse que o Brasil está "com um problema de [falta de] chuva" e que o país "precisa de alternativas mais baratas que termoelétricas".

No fim de semana, o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, disse que o nível de água dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste pode chegar a 10,3% em novembro, o menor índice para o mês desde 2000. A crise hídrica no país já levou ao reajuste de 20% na bandeira tarifária da conta de luz.

Depois da fala na saída do Planalto, Lira usou as redes sociais para dizer que "será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária".

Em 2001, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, o país viveu um racionamento de energia, iniciado após uma série de apagões pelo Brasil.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.