MT é o 3º estado que mais desmatou a Amazônia em outubro

 



NOTÍCIAS / INPE

MT é o 3º estado que mais desmatou a Amazônia em outubro

Diário de Cuiabá

13 de Novembro de 2021 as 18:24

 

A Amazônia Legal teve uma área de 877 km² sob alerta de desmatamento em outubro passado, uma alta de 5% em relação a 2020 e recorde para o mês na série história. Do total, Mato Grosso respondeu por 105 km2, ficando em terceiro lugar no ranking de destruição da floresta. Em primeiro aparece o Pará, com 501 km2 sob alerta, seguido do Amazonas com 116 km².

Os números divulgados, ontem (12), são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Depois do Estado, vem Rondônia com 100 km², o Acre (40 km²), Roraima (8 km²), o Maranhão (4 km²), Amapá (2 km²) e o Tocantins (1 km²). Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares.

Ainda no Estado, o Inpe aponta queda em relação ao mesmo mês de 2020, quando foram detectados 114 km2 de área sob alerta. Contudo, é maior que o verificado em 2018 com 81 km2. Em toda a região, o acumulado de janeiro a outubro deste ano abrange uma área de 7.882 km² destruída.

O patamar é praticamente idêntico ao registrado no mesmo período de 2020, de 7.892 km². Entretanto, apesar de quedas comparativas nos últimos meses, as estatísticas do Deter medidas entre março e junho deste ano foram as maiores do registro histórico.

A divulgação dos dados coincidiu com o último dia da COP26, a conferência da Organizações das Nações Unidades (ONU) sobre mudanças climáticas, em Glasgow, na Escócia. Também contradizem o discurso do governo do presidente Jair Bolsonaro, que, nas reuniões e palestras durante o evento, afirmou que o desmatamento ilegal já estava sendo combatido com aumento de recursos e de patrulhamento.

Discurso semelhante é adotado pelo Governo de Mato Grosso, que esteve presente na COP26. Ao fazer um balanço da participação do Estado na conferência, Mendes destacou que Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do Brasil e um dos maiores do mundo e mesmo assim ainda mantém 62% do território preservado e outros 6% em recuperação.

“Conversei com alguns produtores da Europa e lá eles usam muitas vezes até 80% da área para produção. Eles não têm leis rígidas como nós, que limitam a 20%. E eu desafio alguém a apontar outra região no mundo que produz tanto e preserva 62% do território, que é o que Mato Grosso faz”, citou.

Mendes relatou que, no evento, apresentou a representantes de países, ambientalistas, organizações não-governamentais (ongs), ministros e demais participantes os avanços de Mato Grosso na preservação, assim como a meta ousada de neutralizar as emissões de carbono até 2035 – muito antes da meta mundial, que é 2050.

Segundo ele, um exemplo dos avanços é que o Estado é a unidade da Federação que compõe a Amazônia que mais conseguiu reduzir o desmatamento ilegal, com redução de 20,5% de 2020 para 2021. Também houve redução expressiva nos focos de calor neste período de 52,2%.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.