Aplicativo com 'botão do pânico' registra denúncias de violência doméstica em 30 segundos em MT

 



NOTÍCIAS / POLÍCIA

Aplicativo com 'botão do pânico' registra denúncias de violência doméstica em 30 segundos em MT

Por G1 MT

22 de Junho de 2021 as 19:57

  Foto: Reprodução

O aplicativo 'SOS Mulher MT', que está disponível para ser baixado a partir desta terça-feira (22), conta com um 'botão do pânico' criado para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O recurso permite que as vítimas registrem denúncias em 30 segundos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Pelo aplicativo, a vítima faz um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva. Depois de acionar o botão, o Ciosp envia a viatura mais próxima em socorro à vítima.

O recurso está disponível para Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, onde já têm unidades do Ciosp. Para outros municípios, o aplicativo oferece as funcionalidades de canal de denúncias, solicitação de medida protetiva e telefones de emergência.

Para ter acesso à ferramenta, é preciso ter autorização de um juiz. O pedido é feito no momento em que a vítima requer a medida protetiva.

O aplicativo foi criado pela Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com o Poder Judiciário do Estado e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Outro meio de denúncias é o site ‘Medida Protetiva Online’ que ajuda vítimas de violência a solicitar o serviço sem a necessidade se deslocar até uma delegacia. Nesse site, mulheres de todo o estado podem solicitar medida protetiva online.

Assim que a vítima preenche os dados, a medida será analisada por um delegado que, na sequência envia para um juiz.

A medida protetiva já é integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe) com resposta à vítima em poucas horas.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.