Falsa jazida de ouro em Colniza gera repercussão nas redes sociais

 



NOTÍCIAS / COLNIZA

Falsa jazida de ouro em Colniza gera repercussão nas redes sociais

Por: MAURÍLIO TRINDADE JÚNIOR / Repórter em Ação

30 de Maio de 2023 as 14:14

  Foto da suposta jazida - Foto: Redes Sociais

Noite de segunda-feira (29/05) circulou nas redes sociais no noroeste de Mato Grosso a informação da descoberta de uma suposta jazida de ouro na MT 206, no quilômetro 12 da estrada que liga o município de Colniza à comunidade Tutilândia.

Segundo apuração do Repórter em Ação, a Polícia Militar localizou cerca de 100 pessoas na área alegando terem encontrado o minério.

No entanto, segundo a coordenadora da gestão ambiental das obras da MT-170, MT-206 e MT-208, Karina, em áudio encaminhado ao prefeito de Colniza, Milton Amorim (PSC), no local, que foi isolado, foi encontrado material arqueológico.

“Prefeito! Eu venho através desse áudio hoje às 21:22h do dia 29 de maio de 2023 esclarecer que o material encontrado pela equipe da gestão ambiental na região de Colniza não é ouro. São fragmentos arqueológicos que registram que aquela região foi ocupada por populações em tempos passados. Esse material arqueológico ele deve ser resgatado pela equipe da gestão ambiental após a autorização do IPHAN”, frisou a coordenadora.

Segundo a coordenadora, ninguém, a não ser o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tem autorização para fazer a remoção dos materiais do local, que foi isolado pela equipe de arqueologia.

Os objetos encontrados tratam-se de beiras de louças e material em barro, “então eu volto a reforçar, a equipe da gestão ambiental não encontrou ouro na região, é material arqueológico!", finaliza Karina.

As informações também foram confirmadas pelo Comandante do 8º Comando Regional, Coronel Elvis Barbosa, que determinou ao Major PM Machado, para adotar providências para retirada da população do local.

 

Galeria de fotos:











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.