Vigilância confirma 73 casos de dengue em 24 dias em Juína

 



NOTÍCIAS / SURTO

Vigilância confirma 73 casos de dengue em 24 dias em Juína

REPÓRTER EM AÇÃO

24 de Janeiro de 2023 as 21:08

  Foto: Reprodução

O período chuvoso tem sido propicio para a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito-da-dengue, e o resultado é o elevado número de casos da doença no município. Segundo dados da Vigilância em Saúde, até esta terça-feira (24/01), foram 73 casos de dengue em Juína.

Dos casos confirmados, 56 ocorreram na região urbana e 13 na zona rural, outros 04 casos registrados foram de moradores de outros municípios de passagem por Juína.

O bairro com maior incidência de casos é o Módulo 05, com 20 casos, seguido do Módulo 06, com 14 casos e o Bairro São José Operário, com 05 casos.

O índice de infestação do mosquito também acompanha o crescimento de casos da doença na cidade. Segundo o Lira, levantamento de índice rápido do mosquito-da-dengue, 14% das residências visitadas tinha algum criadouro do mosquito. O limite máximo de tolerância do índice é de 1%, colocando o município no risco alto de infestação.

Os entulhos (plásticos, latas, sucatas e ferros velhos), sãos os locais preferidos do mosquito Aedes Aegypti para se proliferar, sendo responsáveis por 52% dos criadouros do mosquito em Juína. Os vasos, pratos e piscinas são os vice-campeões.

A Vigilância em Saúde pede a população que cuide da limpeza dos quintais, evitando deixar entulho acumulado. A limpeza de calhas também é recomendada. Vasilhas com água para cães e gatos também devem ser limpas periodicamente.

 

Sinais e sintomas da dengue

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado:

- Vômitos persistentes;

- Acúmulo de líquidos;

- Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);

- Letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade;

- Hipotensão postural (tontura e queda de pressão em determinadas posições)

- Hepatomegalia (aumento do fígado) maior do que 2 cm;

- Aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos ou hemácias no sangue).











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.