Equador confirma primeira infecção humana por gripe aviária

 



NOTÍCIAS / GERAL

Equador confirma primeira infecção humana por gripe aviária

AGÊNCIA SAFRAS

11 de Janeiro de 2023 as 21:06

  Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde do Equador informou seu primeiro caso de transmissão humana da gripe aviária em uma menina de nove anos de idade. O fato marca um caso raro de infecção em humanos um mês após o país ter declarado emergência de sanidade animal.

Segundo a agência de notícias Reuters, a doença humana causada por infecções por gripe aviária variou de nenhum sintoma leve da doença para um quadro grave, resultando em morte, de acordo com os Centros de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, que aconselhou que a propagação entre os seres humanos é muito rara.

A gripe aviária dizimou dezenas de milhões de aves no ano passado em todos os Estados Unidos, que relataram um primeiro caso humano em abril passado. Muitas das aves foram abatidas para parar a propagação da doença.

“Presume-se que a infecção ocorreu por meio de contato com aves portadoras do vírus” — Ministério de Saúde do Equador.

 

Equador: emergência sanitária por causa da gripe aviária

O Equador declarou emergência sanitária no final de novembro e emitiu um alerta epidemiológico em dezembro, após surtos serem detectados nas províncias de Cotopaxi e Bolívar, onde milhares de aves foram abatidas para conter a doença.

O governo garantiu que o consumo de ovos e de carne de frango não representa um risco para a saúde humana. Ela recomendou o reforço das medidas de “biossegurança” e a procura de ajuda médica em caso de sintomas relacionados à gripe.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.