SES confirma caso de nova subvariante da Covid-19 em MT

 



NOTÍCIAS / COVID-19

SES confirma caso de nova subvariante da Covid-19 em MT

Por g1 MT e TV Centro América

23 de Novembro de 2022 as 20:38

  Nova subvariante do coronavírus já provocou morte em território brasileiro. — Foto: NIAID

O secretário-adjunto de Atenção e Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Juliano Melo, confirmou, nesta quarta-feira (23), a presença da nova subvariante da ômicron da Covid-19 no estado, chamada de BQ.1.

Segundo ele, o aumento de casos, apesar de pequeno, já representa uma preocupação, sobretudo aos grupos mais vulneráveis, como idosos e imunessuprimidos.

"Nós já temos a nova variante aqui no estado. O laboratório central (Lacen) já fez o sequenciamento genético, inclusive desta variante BQ.1. Então, isso já representa um momento de aumento de casos no estado, inclusive antes tinha uma média de 20% de positividade. Hoje, estamos beirando os 50%”, explicou.

Conforme o secretário-adjunto, os sintomas são leves e podem ser até assintomáticos.

“É pequeno, mas é um aumento no número de internações também. A preocupação é que isso dure por mais tempo com volume maior de casos. E esses grupos de idosos e imunessuprimidos sempre vão estar mais suscetível a uma complicação ou possibilidade de internação", contou.

 

Vacinas

Segundo Melo, a vacina continua sendo a melhor estratégia para vencer o avanço da doença. Contudo, a procura pela imunização está estagnada no estado, para os diferentes grupos nos quais as doses já estão disponíveis.

Com isso, alguns lotes acabam perdendo a validade por falta de procura.

"Nós já tivemos perda de vacinas por vencimento neste ano. Isso está amarrado à procura, porque as doses têm uma duração curta de até um ano, a depender da marca do fabricante. Se não tiver procura pelo grupo, elas vencem. Mesmo a gente tendo estratégias de compartilhar doses entre municípios, remanejar e reorganizar, é um momento em que a procura está ruim”, explicou.

Para o público infantil, a taxa de imunização está em 26% e, segundo Melo, esse cenário não está mudando fácil. Já os adolescentes também estagnou. Aos adultos menores de 40 anos a taxa não chega a 50% da cobertura.

 

Cenário no estado

De acordo com o painel epidemiológico da SES, até esta terça-feira (22) foram confirmados 841.157 casos de Covid-19 e 15.256 mortes, sendo que 824.906 estão recuperados da doença.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.