Sarampo volta a causar medo no Brasil: novos surtos

 



NOTÍCIAS / GERAL

Sarampo volta a causar medo no Brasil: novos surtos

EXTRA

01 de Maio de 2022 as 22:39

  Foto: Divulgação

De país livre de sarampo a novos surtos no Brasil: esse cenário se repete ano a ano para a doença desde 2018, quando o vírus se reintroduziu no país. Quatro anos depois, o risco permanece. Dados do Ministério da Saúde mostram que o país já registra 14 infectados no primeiro trimestre — 12 no Amapá e dois em São Paulo —, sem mortes. O número, no entanto, pode chegar a ser oito vezes maior, já que há mais 98 casos suspeitos no período.

Do total ainda em investigação, quase metade se encontra no estado paulista (48), há 13 no Pará e oito na Bahia. Entre os 668 casos registrados em 2021, o Amapá concentrou 527 deles, o que representa 78,8%. O Pará, notificou 115 (17,2%). No acumulado de 2018 a 2022, o Brasil registrou 39.356 diagnósticos, que resultaram em 40 mortes. Mais da metade delas ocorreram 2019, considerado o pico, com 20.901 notificações e 16 mortes.

Enquanto os casos voltam a assustar, caem as taxas de vacinação. Especialistas apontam causas diversas, entre elas: eventual falta de imunizantes, desinformação, horários de funcionamento de postos de saúde incompatíveis à rotina de quem trabalha e até mesmo o movimento antivacina. A principal avaliação, porém, é de que o Brasil se tornou vítima do próprio sucesso.

— Hoje, o próprio sucesso das vacinas inibe, paradoxalmente, as pessoas a se vacinarem. Jovens pais não ouviram falar, não convivem com a doença. A percepção do risco diminui e essa urgência em vacinar, naturalmente, vai caindo — analisa o presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

O vírus causador do sarampo é o mais transmissível entre todos os agentes infecciosos já conhecidos, superando a variante Ômicron do coronavírus. Nesse sentido, um paciente pode contaminar de 15 a 18 pessoas, o que eleva o risco diante da baixa adesão.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.