Autoridade de saúde dos EUA reformula orientações sobre transmissão da Covid e enfatiza contágio pelo ar

 



NOTÍCIAS / GERAL

Autoridade de saúde dos EUA reformula orientações sobre transmissão da Covid e enfatiza contágio pelo ar

Por G1

09 de Maio de 2021 as 11:54

  oto: Mark Lennihan/AP

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), autoridade federal de saúde dos EUA, atualizaram nesta sexta-feira (7) suas orientações sobre como o novo coronavírus passa de uma pessoa a outra, enfatizando que a transmissão pode ocorrer pela inalação de gotículas respiratórias muito finas e partículas de aerossol, bem como pelo contato com gotículas pulverizadas ou tocando as mãos contaminadas na boca, nariz ou olhos.

Como destaca o "New York Times", os CDC agora afirmam explicitamente que o vírus transportado pelo ar pode ser inalado mesmo quando a pessoa está a mais 6 pés (1,8 metro) de distância de um indivíduo infectado. A orientação representa uma mudança de posição da agência, que antes afirmava que a maioria das infecções era adquirida por "contato próximo, não por transmissão aérea".

 

Veja abaixo as principais formas de contágio por fluidos respiratórios destacados pelos CDC:

Inalação de ar contendo gotículas finas muito pequenas e partículas de aerossol que contêm vírus infeccioso. O risco de transmissão é maior entre 3 a 6 pés (0,9 a 1,8 metro) de uma fonte infecciosa, onde a concentração dessas gotículas e partículas muito finas é maior.

Deposição de vírus transportados em gotículas e partículas exaladas nas membranas mucosas expostas (ou seja, "respingos e borrifos", como quando alguém tosse). O risco de transmissão é maior também perto de uma fonte infecciosa onde a concentração dessas gotículas e partículas exaladas é maior.

Tocar em membranas mucosas com as mãos sujas por causa fluidos respiratórios exalados que contêm vírus ou porque tocaram em superfícies inanimadas contaminadas com o vírus.

Enquanto a pandemia avançava no ano passado, especialistas criticaram os CDC e a Organização Mundial da Saúde porque consideravam que eles estavam ignorando as pesquisas que sugeriam fortemente que o coronavírus viajava em pequenas partículas no ar. Na sexta-feira, os cientistas elogiaram o fato de a agência ter descartado o termo “contato próximo”, que eles consideravam vago e que não representava necessariamente as nuances da transmissão por aerossol.

A reformulação do site dos CDC não altera as recomendações sobre formas de prevenção da Covid, que incluem aquelas já amplamente divulgadas pelas principais autoridades de saúde pelo mundo: manter distanciamento, usar máscaras, evitar lugares fechados com muitas pessoas e cuidar para que os ambientes estejam bem ventilados.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.