Ídolo do Vasco, Roberto Dinamite morre aos 68 anos

 



NOTÍCIAS / FAMOSOS

Ídolo do Vasco, Roberto Dinamite morre aos 68 anos

Jovem Pan

08 de Janeiro de 2023 as 14:13

  Roberto Dinamite foi o maior artilheiro da história do Vasco

O ex-atacante e ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite morreu neste domingo, 8, aos 68 anos. O ex-jogador enfrentava um câncer no intestino desde 2021 e sofreu um agravamento em seu quadro de saúde, sendo internado no hospital.

Ao todo, o atleta disputou 1.110 jogos pelo clube carioca, marcando 708 gols, se eternizando como maior artilheiro e maior ídolo do Gigante da Colina.

Nascido em 13 de abril de 1954, Dinamite ficou conhecido ao marcar seu primeiro gol pelo Vasco em novembro de 1971, no Maracanã. O apelido veio do Jornal dos Sports, com a manchete “Garoto-dinamite explodiu”.

 Na época, Roberto tinha apenas 17 anos. Esse foi o primeiro dos 190 gols marcados em Campeonatos Brasileiros, marca até hoje perseguida por outros artilheiros. Pela camisa do cruz-maltino, Roberto conquistou cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992) e um Campeonato Brasileiro (1974).

Dentre os episódios mais marcantes da carreira, está seu retorno ao Vasco após uma passagem pelo Barcelona. Em jogo no Maracanã, Dinamite marcou os cinco gols da vitória por 5 a 2 do Gigante da Colina contra o Corinthians.

Em nota, o Vasco da Gama lamentou a morte de seu maior ídolo, exaltando sua trajetória e suas conquistas com a equipe.

“O Roberto era Vasco. O Vasco era Roberto. Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Clube, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, a consagração com artilharias nacionais e estaduais”, diz o clube.

Em 2021, em comemoração ao 50º aniversário do primeiro gol do craque pelo Vasco, a equipe construiu um estátua do ídolo em São Januário, o Estádio da equipe.

“O Maior de Todos será eterno. O seu legado é eterno. A influência em gerações que acompanham o futebol há décadas e chegou a batizar nomes de torcedores é infinita. Obrigado por tudo, Roberto. Nós te amamos. Para sempre”, finaliza a nota. Em homenagem ao ídolo do Vasco e maior artilheiro do Campeonato Carioca, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) decretou luto e o cumprimento de um minuto de silêncio na primeira rodada do Cariocão 2023.

Além disso, foi anunciada uma outra homenagem: o troféu para o artilheiro do torneio será batizado com o nome do atleta.

É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.