Baixa taxa de desemprego e fake news impactam coleta de dados do Censo 2022 em MT, aponta IBGE

 



NOTÍCIAS / QUESTIONÁRIO

Baixa taxa de desemprego e fake news impactam coleta de dados do Censo 2022 em MT, aponta IBGE

Por g1 MT

06 de Dezembro de 2022 as 20:32

  Foto: IBGE/Reprodução

Mato Grosso possui uma das menores taxas de desemprego do país: 3,8%, o que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dificulta a contratação de recenseadores e tem colocado o estado como o mais atrasado na coleta de dados do Censo 2022, que começou em agosto. As fake news e a desinformação da população sobre a importância da pesquisa também têm atrasado o trabalho do órgão.

Um balanço do Censo foi divulgado nesta terça-feira (6). Em Mato Grosso, o IBGE informou, que entre 1º de agosto e 5 de dezembro, 2.353.940 moradores em 804.210 domicílios, tiveram os dados coletados, o que representa 65,91% da população estimada em Mato Grosso para o ano de 2021.

Até então, o IBGE tinha 1.436 recenseadores contratados no estado. Porém, quando o Censo começou, havia 3.103 vagas a preencher para o cargo de recenseador.

“O baixo desemprego se traduz em grande oferta de vagas de trabalho e boas remunerações, o que faz com que tenhamos dificuldades de atrair pessoas para o trabalho temporário para realizar o Censo em Mato Grosso, comparado com outros estados da federação”, explica o IBGE.

Além da baixa taxa de desemprego, o balanço aponta que 3,33% dos domicílios mato-grossenses se recusaram a responder ao Censo. O índice no país é de 2,59%.

"A recusa que acontece no estado ocorre nos mesmos casos e situações que ocorre em outros locais do país: fake news e falta de informação dos moradores sobre a importância do Censo e de como os dados coletados são usados, que não são cruzados com informações da Receita Federal ou outros órgãos, por exemplo", reforça o IBGE, que informou ainda que esbarra também nos moradores que não gostam de falar com estranhos ou que relatam que estão ocupados e não têm tempo.

De acordo com os dados coletados até o momento em Mato Grosso, 702.796 domicílios responderam ao questionário básico, com 26 questões. Outras 106.635 residências, o questionário amostra, que conta com 77 questões e leva cerca de 14 minutos para ser respondido.

Após percorrer todos as regiões previstas, o IBGE ainda fará tentativas de reverter as recusas.

 

Trabalho concluído

No estado, a coleta dos dados do Censo já terminou em 11 municípios, como: Araguaiana, Araguainha, Denise, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Rondolândia, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.

Conforme o IBGE, o município de Araguainha foi a primeira cidade no estado a concluir os trabalhos, nos oito setores censitários, no dia 17 de outubro.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.