Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao anoBanco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

Por: Gazeta do Povo

22 de Março de 2023 as 19:14

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (21) manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Este índice está em vigor desde agosto. O resultado já era esperado pelo mercado financeiro. O comitê afirmou que considera que a decisão de manter o patamar da taxa de juros “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e, em grau maior, de 2024”.

O Copom apontou que entre os riscos de alta para o cenário inflacionário “destacam-se uma maior persistência das pressões inflacionárias globais; a incerteza sobre o arcabouço fiscal e seus impactos sobre as expectativas para a trajetória da dívida pública; e uma desancoragem maior, ou mais duradoura, das expectativas de inflação para prazos mais longos”.

“Por um lado, a recente reoneração dos combustíveis reduziu a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo. Por outro lado, a conjuntura, marcada por alta volatilidade nos mercados financeiros e expectativas de inflação desancoradas em relação às metas em horizontes mais longos, demanda maior atenção na condução da política monetária”, disse o BC, em nota.

O comitê ressaltou ainda que o “ambiente externo se deteriorou” e citou a crise em bancos nos Estados Unidos e na Europa. “Os episódios envolvendo bancos nos EUA e na Europa elevaram a incerteza e a volatilidade dos mercados e requerem monitoramento. Em paralelo, dados recentes de atividade e inflação globais se mantêm resilientes e a política monetária nas economias centrais segue avançando em trajetória contracionista”, diz o comunicado.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.