Governo decide elevar a 12% mistura de biodiesel no diesel

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Governo decide elevar a 12% mistura de biodiesel no diesel

Revista Oeste

17 de Março de 2023 as 20:07

 

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta sexta-feira, 17, o aumento gradual do porcentual de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de petróleo. Já no mês de abril o porcentual deve aumentar de 10% para 12%. A medida faz parte do cronograma de aumento gradual da mistura dos combustíveis, que deve ocorrer até 2026.

Ao término da reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o preço do combustível deve subir R$ 0,02 por litro. “Fizemos estudos técnicos profundos para evitar que tivesse um impacto econômico muito grave no preço do diesel”, declarou o ministro. A decisão pretende aumentar a participação de biocombustíveis na política energética.

Atualmente, a adição obrigatória de biodiesel no combustível tradicional está em 10%, abaixo do porcentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis. O valor chegou a atingir 13%, mas foi reduzido em 2021 — durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro — para frear o avanço do preço do combustível. Lula, por outro lado, manteve o valor apenas até o fim deste mês.

 

Valores da mistura

Hoje a mistura obrigatória está em 10%, e deve seguir da seguinte maneira nos próximos anos:

Abril 23: 12%

Abril 24: 13%

Abril 25: 14%

Abril 26: 15%

De acordo com Silveira, a mudança naturalmente gera aumento no preço do combustível, mas o cronograma de aumento gradual na mistura pode ser revisto, caso necessário. O governo também justifica a mudança na quantidade da mistura, pois  o biodiesel é mais sustentável que o diesel e menos poluente.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.