Soja: outubro distribui chuva no noroeste de Mato Grosso e parte do Sudeste

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Soja: outubro distribui chuva no noroeste de Mato Grosso e parte do Sudeste

Canal Rural

01 de Outubro de 2021 as 21:07

  Foto: Divulgação

As principais áreas produtoras de soja do interior do Brasil tiveram pancadas de chuva no final de setembro, o que contribuiu para o aumento da umidade do solo.

Porém, na região Sul aconteceu o inverso. O excesso de água das últimas semanas fez parar os trabalhos em campo. Entretanto, o começo de outubro deve beneficiar Rio Grande do Sul e Santa Catarina (estado onde ocorreu a Abertura Nacional do Plantio de Soja – Safra 2021/22), já que a previsão é de que a chuva pare de cair um pouco por lá, possibilitando a continuidade da semeadura.

Em contrapartida, norte do Paraná, Sudeste, Centro-Oeste, áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ainda têm o solo com pouca umidade para o plantio de soja. No entanto, é no decorrer deste décimo mês do ano que a chuva deve voltar a essas regiões de forma mais consolidada.

Ao longo de outubro, o clássico corredor de umidade vai se formar entre a costa do Sudeste e a região Norte do Brasil. O acumulado de chuva chegará perto dos 200 mm entre algumas áreas de São Paulo, Triângulo Mineiro, alguns pontos de Goiás e, principalmente, no noroeste de Mato Grosso. O mesmo ocorre no Amazonas, Pará e norte de Rondônia.

No decorrer de toda primavera, a chuva deverá ficar acima da média histórica na faixa que vai do Rio de Janeiro, Espírito Santo, até a região Norte do Brasil. Dentro da média entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas abaixo da média em toda a região Sul, o que não significa ausência de chuva para os três estados.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.