Energisa reforça ações pra alertar clientes sobre bandeira vermelha na conta

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Energisa reforça ações pra alertar clientes sobre bandeira vermelha na conta

Por Energisa

15 de Junho de 2021 as 19:58

  Foto: Jorge Sirio/ Energisa

A Energisa Mato Grosso antecipou ações e campanhas para alertar o cliente sobre o impacto da bandeira tarifária vermelha nas contas de energia. A medida foi determinada pela Agência nacional de energia elétrica (Aneel) em todo o país e foi necessária por causa da seca severa que reduziu a capacidade de reservatórios usados por hidrelétricas, a níveis críticos. Segundo a Aneel, a crise hídrica gerou a necessidade de ativação de termelétricas, tipo com uso de carvão, que são fontes geradoras de energia muito mais caras. Em maio houve decisão de adicionar a bandeira tarifária vermelha, patamar 1. Agora, em junho, veio a bandeira vermelha patamar dois, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos.

gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, Murilo Galvão Marigo, explica que a mudança na bandeira tarifária incide também sobre os impostos estaduais e federais. Ele ressalta que a empresa entende o impacto disso nas contas e se solidariza com os clientes na tentativa de fazer o possível pra ajudá-los nesse momento.

 

“A hora é de união. A Energisa tá unida com os clientes pra ajudar e informar a todos eles sobre esse momento crítico de grave crise hídrica. Então, todos os consumidores precisam redobrar a atenção, planejar o consumo e rever hábitos individuais e coletivos, no dia a dia, para que consigam economizar energia”, orienta Murilo.

Além das dicas de economia, a Energisa criou programas pra ajudar o cliente no pagamento das contas. A negociação pode ser feita com isenção de juros e encargos para pagamentos à vista. Outra opção é parcelamento em até 12 vezes na própria conta de energia ou no cartão de crédito. Para fazer a negociação basta usar a Gisa, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (65) 9 9999-7974. É só escrever a palavra 'Parcelamento' e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’. No App Energisa On, é só clicar no ícone 'Parcelamento'.

 

Você sabe quais os vilões do consumo?

Ar-condicionado

O uso de um ar-condicionado contribui para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o período mais quente do ano. Quando o calor for intenso e não puder abrir mão dele, escolha a temperatura de 23 graus e faça a manutenção e limpeza periódica dos filtros para que a sujeira não atrapalhe o bom funcionamento do aparelho. Alguns aparelhos possuem a função “modo econômico”, que de forma inteligente controlam a temperatura para o uso mais eficiente de energia.

 

Geladeira

Certifique-se de que a vedação (borracha) está perfeita. Se não estiver funcionando bem, a geladeira pode ficar aberta, favorecendo a entrada de ar quente, o que exigirá maior gasto de energia pra manter a refrigeração. Além disso, não coloque alimentos quentes na geladeira e evite abri-la toda hora. Quanto mais tempo aberta, mais energia vai consumir.

 

Aparelhos em stand-by

Televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.

 

Chuveiro elétrico

Responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. A opção “verão” consome 30% menos que a “inverno”.

 

Máquina de lavar e ferro

Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores.

 

Luminárias

As luminárias podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.

 

Equipamentos novos

Ao comprar um equipamento novo e começar a utilizá-lo, tenha a ciência de que haverá aumento no consumo da energia de sua casa. Mas, para minimizar esse gasto, adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.

 

Computador

Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão on-line, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.

 

Trabalho e estudo em casa

Ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.