MT exporta aproximadamente 14 milhões de toneladas de milho

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

MT exporta aproximadamente 14 milhões de toneladas de milho

Por g1 MT

23 de Outubro de 2022 as 22:10

  Foto: Reprodução

Mato Grosso exporta aproximadamente 14 milhões de toneladas de milho para outros países e é o estado que mais vendeu o grão, seguido por Paraná, Goiás e Pará. Os dados foram divulgados nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As exportações brasileiras do milho quase dobraram entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Conab, foram mais de 24 milhões de toneladas do cereal, vendidas para fora do país, um aumento de 92,3% em relação ao ano passado, quando o volume ficou um pouco abaixo de 13 milhões de toneladas.

O crescimento das exportações está relacionado a alta dos preços internacionais e a queda na produção mundial de milho, que causa desiquilíbrio entre a oferta e a demanda. Cerda de 45% foram escoados pelos portos do Arco Norte, 34,4% pelo porto de Santos e 13,1% por Paranaguá.

Na última safra, a produção de milho em Mato Grosso foi maior que a de soja, pela primeira vez na história. Foram 130 mil toneladas a mais. Na próxima safra, a previsão da Conab é que essa diferença seja maior de 3,5 milhões de toneladas.

O crescimento da cultura, só foi possível porque a demanda pelo grão aumentou no mundo e, o Brasil passou a exportar mais.

Essa demanda também cresceu com a chegada das usinas de etanol de milho no estado, com isso, o preço da saca do cereal subiu quase cinco vezes nos últimos sete anos e, não voltou mais aos patamares de antigamente. Esse movimento fez com que os produtores investissem mais na cultura e isso transformou a produção do milho mato-grossense.

O presidente da usina de etanol de milho, Rafael Bud conta que há 50 anos, o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar e, o milho, por sua vez, é um desenvolvimento mais recente

“É um modelo americano de produção, apesar de que no Brasil a gente tem algumas diferenças relevantes”, disse.

Ele ainda conta que o milho é a matéria de vários produtos. O amido vira etanol, a proteína, gordura e fibra se tornam produtos de nutrição animal além da biomassa resultar em energia elétrica.

O gerente da fazenda, André Cirilo contou como manter uma boa renda produzindo milho.

“O milho a uns anos atrás era difícil até de fechar conta, hoje você plantando ele dentro de uma janela boa, fazendo investimento adequado, você consegue ter uma margem de lucro razoável”, explicou.

Com o avanço da tecnologia e de inovações, muita coisa mudou no campo, como, por exemplo, a antecipação do plantio da soja.

“Os produtores perceberam que com a variedade de soja precisa plantar um ciclo mais precoce para você, que está colhendo a mesma coisa do ciclo longo e você consegue antecipar o plantio de milho. É ideal ficar dentro de uma janela adequada para se plantar e aí você faz um investimento maior e consequentemente você tem uma produção melhor”, concluiu

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.