Soja: atrasos na entrega de insumos preocupa agricultores de MT

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Soja: atrasos na entrega de insumos preocupa agricultores de MT

Por Canal Rural

06 de Outubro de 2021 as 21:15

 

Atrasos na entrega de adubos preocupam agricultores de Mato Grosso. A falta de insumos pode comprometer o desempenho da safra de soja 21/22. Exemplo disso é o caso do produtor João Paulo Kovalhuk, que aguarda melhores índices pluviométricos para começar o cultivo dos 1600 hectares de soja na propriedade em Canarana.

Nesta safra, ele aumentou o investimento em adubação na expectativa de colher quatro sacas a mais por hectare, mas a morosidade na entrega dos fertilizantes ameaça seus planos. “O que eu tenho na fazenda dá para eu plantar de três a quatro dias, então a gente está bem preocupado com essa situação, sem saber o que fazer, se a gente vai plantar sem adubo, se a gente vai esperar esse adubo chegar porque está muito atrasado e se ele vai chegar ainda, porque sabemos que o custo de produção hoje é alto, e nós dependemos desse adubo para plantar e ter uma boa produtividade”, diz.

 

Atrasos em Nova Mutum e Primavera do Leste

Em Nova Mutum, o plantio já começou em várias fazendas. Mas também tem muito agricultor apreensivo na região, à espera do insumo para começar o cultivo. “Em torno de 10% a 15% dos produtores ainda não receberam todo o seu adubo, tem de 30% a 60% do fósforo para chegar, se for olhar para uma antecipação da chuva, onde muitos já começaram a plantar, já é um fator preocupante e essa preocupação pode se estender para o milho”, afirma o presidente do Sindicato Rural Nova Mutum, Paulo André Zen.

Na região de Primavera do Leste, que nesta safra deve cultivar mais de um milhão e quatrocentos mil hectares de soja, o atraso nas entregas dos fertilizantes pode prejudicar o rendimento das lavouras e comprometer as áreas mais novas de semeadura.

 

Posicionamento Aprosoja

A Aprosoja reforça a preocupação e cobra responsabilidade das empresas revendedoras de insumos. “A Aprosoja está de olho. Estamos com nosso Canal do Produtor pronto para receber os chamados dos produtores. Pedimos sempre que quando o produtor for questionar a empresa, peça para que eles formalizem a justificativa do atraso e enviem para o Canal do Produtor da Aprosoja e caso haja alguma oferta de ruptura de contrato ou até mesmo de prorrogação de entrega ou também de correção de valor, também formalizem e envie para a Aprosoja para que possamos combater qualquer prática ilícita ou injusta contra o nosso produtor”, destaca o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

 

Os contatos do Canal do Produtor da Aprosoja-MT são o e-mail atendimento@aprosoja.com.br e o telefone (65) 3027-8100.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.