MT teme entrada de gado contaminado da Bolívia

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

MT teme entrada de gado contaminado da Bolívia

Folha Max

03 de Julho de 2021 as 18:07

  Foto: Divulgação

A Associação do Criadores de Mato Grosso (Acrimat) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apurar a suspeita de entrada irregular de gado da Bolívia em Mato Grosso, e faz uma força tarefa para a fiscalização no trecho da fronteira. O documento foi encaminhado à presidente do Indea, Emanuele Gonçalina de Almeida, e ao superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui.

Nele, a Acrimat pede ainda que seja implementada ação de comunicação dirigida aos pecuaristas, disponibilizando um disque denúncia via 0800, bem como a fixação de cartazes em revendas, postos do Indea e sedes dos Sindicatos Rurais, alertando sobre a risco da comercialização de animais sem origem comprovada. Em resposta ao pedido da Acrimat, o superintendente do Mapa em Mato Grosso, disse que com o objetivo da busca de alternativas de controle na região e possíveis soluções para mitigar o problema na fronteira Brasil/Bolívia, o Indea/MT apresentou dados com elementos relativos ao trânsito de animais bovinos ocorrido no estado, como elemento de criação de uma estratégia específica para a região. “No entanto, é de conhecimento de todos a complexidade do assunto. Vários são os fatores que influenciam, de modo negativo, para que as orientações técnicas e as regras que nos asseguram o status sanitário, sejam transgredidas, o que dificultam consideravelmente que somente as ações de controle do Indea, sejam suficientes para coibir tais transgressões”, destaca o órgão no documento enviado à Acrimat.

Como conclusão, o Mapa entende pela necessidade do envolvimento de outros segmentos e pede à Acrimat apoio para que alerte os pecuaristas para que não permitam que indivíduos, alheios ao sistema, prejudiquem o desenvolvimento da pecuária de Mato Grosso.

O diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, diz que a associação recebeu demanda oriunda dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Cáceres sobre a preocupação com o descaminho de gado que está entrando da Bolívia para Mato Grosso, em função da grande diferença de preço.

Contudo, para auxiliar os trabalhos dos órgãos competentes, a Acrimat pede a todos os produtores, principalmente os da região de fronteira, que denunciem qualquer movimentação suspeita.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.