Exportações em MT aumentam 6%

 



NOTÍCIAS / ECONOMIA

Exportações em MT aumentam 6%

Por G1 MT

06 de de 2020 as 18:33

 

Mato Grosso subiu uma posição no ranking nacional e se tornou o quarto maior exportador do Brasil, com crescimento de 6,6% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Enquanto isso, a tendência nacional foi de retração de 7,3%.

Os dados são do Boletim Comex MT, produzido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e foram divulgados nesta quinta-feira (6).

De acordo com o boletim, um dos setores da indústria que mais cresceu foi o de carne bovina, que neste primeiro semestre teve alta de 40%.

O estado representa 58% das exportações do Centro-Oeste, o equivalente a US$ 9,6 bilhões, segundo a publicação.

Os números fazem referência ao primeiro semestre deste ano.

De acordo com o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, esses recursos que vem de fora do país são muito importantes para a circulação da economia, sobretudo neste momento de pandemia, já que promovem a geração de emprego e impulsionam a compra de insumos para o agronegócio e agroindústria.

O Boletim Comex MT mostra que apenas 23% da receita gerada pelas exportações vem de produtos industrializados, enquanto que 77% são provenientes da agropecuária.

Gustavo Oliveira afirma que esse número poderia ser ainda maior. “Nos últimos meses, vendemos para o mundo quase US$ 10 bilhões, porém deixamos de exportar muito mais porque nossos produtos têm pouco valor agregado”, finaliza.

Apesar dos números robustos de exportações no segmento de commodities, o gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros, destaca que cenário é uma grande oportunidade para que pequenas e médias empresas mato-grossenses possam internacionalizar seus negócios.

A partir de agora, a Fiemt irá publicar mensalmente boletins com análises do fluxo de comércio exterior, tendo como principal foco as operações realizadas em Mato Grosso.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.