Cartilha do TCE orienta sobre transmissão da Covid e como se portar no ambiente de trabalho

Bem Vindo , Hoje é

00:00:00

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Cartilha do TCE orienta sobre transmissão da Covid e como se portar no ambiente de trabalho

Folha Max  / 

27 de Julho de 2020 as 18:35

Foto: Divulgação

TCE-MT divulga nesta segunda-feira (27), cartilha sobre a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) e de como os servidores devem se portar com os colegas no ambiente de trabalho.

A cartilha foi idealizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas e conta com orientações do médico responsável do TCE-MT, Felipe Ribeiro. 

Em relação a como se portar com os colegas no ambiente de trabalho, a cartilha pontua que é importante cumprir todas as medidas necessárias de prevenção primária e secundaria, manter bom relacionamento com a equipe de trabalho, tratar todos os colegas com respeito e o acolhimento necessário, não praticar atos pejorativos ou isolar servidores que já testaram positivo e retornaram ao trabalho, lembrar que o servidor que foi afastado e retornou ao serviço, passou por uma avaliação médica juntamente com a equipe especializada e portanto encontra-se apto (a) a retornar as suas atividades laborais sem risco de transmitir o vírus e que um ambiente de união e respeito fará vencer esse momento de maneira mais fácil.

O médico responsável do TCE-MT, Felipe Ribeiro, detalhou como é a transmissão do coronavírus. “A principal forma de transmissão do coronavírus é entre pessoas. Por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções que contêm o vírus. Essas pequenas gotas podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca, áreas mucosas do corpo”.

Sobre o questionamento se as pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus, o médico responde que sim. “A maioria dos casos do coronavírus no mundo são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Esses podem espalhar o vírus através de gotículas salivares e secreções, por isso, é tão necessário o isolamento social nesse momento”.

A cartilha também contém dicas para evitar a propagação da Covid-19. Confira:

- Lave suas mãos com frequência

- Use sabão e água ou um gel à base de álcool 

- Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando

- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca

- Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido

- Fique em casa se você se sentir indisposto

- Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica

- Evite ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.

 











Comente Logo Abaixo